SPED - EFD Social (e-Social) - Perguntas & Respostas

O projeto da EFD Social, considerado o maior e mais complexo Subprojeto do SPED, tem gerado muitas dúvidas ao empresariado quanto a seu atual status. Por isso, Mauro Negruni, um dos maiores especialistas do Brasil em SPED e membro ativo do Grupo de Empresas piloto da EFD Social (grupo de trabalho que discute os aspectos operacionais e legais do SPED) traz alguns esclarecimentos sobre essa nova obrigação acessória que é vista pelas autoridades como um grande catalisador para a formalização do trabalho no país.

Qual o objetivo da EFD Social?
O projeto visa a formalizar em meio digital as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todos os empregados, empregadores e também referentes às contratações de serviços no território brasileiro. Portanto, ela não é somente a escrituração digital da folha de pagamentos, como muitos acreditam.

Por que o projeto da EFD Social é considerado o maior e mais complexo do SPED até o momento?
É considerado o maior porque enquadrará todos os contratantes de funcionários e de serviços no país, abrangendo desde a multinacional até o empregador doméstico. Em relação a ser considerado o mais complexo, se justifica porque será exigida uma coleção considerável de dados interdepartamental. Não compreenderá somente a escrituração da folha de pagamentos, mas sim de todo um complexo leque de eventos sociais como contratação de prestadores de serviços, autônomos, acordos judiciais trabalhistas, alterações de cargos, ações trabalhistas, dissídios, entre outros eventos que exigem esforços de diversos departamentos.

Qual o Escopo do projeto?
Atualmente a EFD Social tem no seu arcabouço de informações a previsão de todos os eventos relacionados à folha de pagamentos dos funcionários efetivos, temporários e eventuais. Além disso, também são alvos dela todas as informações sobre retenções praticadas pela pessoa jurídica sobre pagamentos de serviços (PF e PJ).

Quem está responsável pela execução do projeto?
Hoje essas informações são entregues a diferentes agentes estatais. Por isso, a execução do projeto envolverá os quatro gigantes agentes estatais diretamente responsáveis atualmente por essas informações, são eles: Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Uma das grandes promessas do SPED é a simplificação das obrigações acessórias. Na EFD Social, ela acontecerá?
Sim, há previsão da unificação de obrigações acessórias, pois o projeto visa à eliminação do CAGED, RAIS, DIRF e GEFIP. Projeta-se que, com uma base única para estes dados, haverá a eliminação de prestação de informações redundantes, o que, provavelmente, reduzirá os custos de geração e entrega dessas informações.

Qual o Cronograma do projeto?
A previsão é que até o final de junho sejam disponibilizados os Guias e Manuais para orientação das empresas. Como deverá haver um saneamento de informações sobre os trabalhadores, é possível que seja disponibilizado um programa e webservices para confirmação de informações até o final de julho. A intenção dos órgãos estatais é que o projeto ganhe o ambiente de produção em janeiro de 2014.

Você acredita que esses prazos serão cumpridos?
Considero os prazos um pouco apertados, não só pela amplitude de entes atingidos (pessoas físicas e pessoas jurídicas), mas também pelos dados estarem com incoerências nas bases estatais – problema que deverá ser resolvido com o saneamento de cadastros, antes que o projeto seja colocado em produção.

O que é o Saneamento de cadastros e por que você o considera um ponto crítico para a EFD Social?
O Saneamento de cadastros será uma etapa na qual as bases de dados estatais serão checadas e corrigidas, pense na magnitude de se fazer isso com os dados de todos os trabalhadores brasileiros em 4 diferentes bases de dados, tudo isso a ser feito em poucos meses. A grande importância dessa questão se deve ao fato de que a tecnologia apoia os processos, ou seja, se a base de dados não estiver correta, o resultado final será errado – comprometendo parcialmente o êxito da EFD Social.

Qual o sistema operacional previsto da EFD Social?
Até pouco tempo, todo o projeto da EFD Social estava baseado num sistema híbrido: por eventos (XML) e mensal (Livro TXT). Este procedimento seria muito próximo ao que acontece na NF-e (XML – por evento) e na EFD ICMS/IPI (TXT – com envio mensal de livro). Contudo, poderá não haver mais a figura do livro mensal da eSocial (EFD Social), tudo seria considerado como evento.

Quais os benefícios previstos?
A eSocial é tida pelo governo federal como um grande catalisador para a formalização do trabalho no país, aumentando o controle, promovendo a otimização da informação, da alocação dos recursos públicos e, possivelmente, da arrecadação. Por outro lado, o trabalhador terá uma base única de informação, a qual poderá consultar na hora em que desejar, evitando movimentações fraudulentas e também o corre-corre atrás das empresas que fora empregado e, principalmente, evitando surpresas desagradáveis sobre seus recolhimentos de INSS e FGTS.

Fonte: Jornal do Comércio RS (JC-RS)

http://mauronegruni.com.br/2013/06/05/perguntas-respostas-efd-social-esocial/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • Boa tarde,

    vi apenas os tópicos do questionário, que tratam apenas da grandeza do projeto da EFD Social, diferente do Brasil do Brasil, ou melhor projetado para um Brasil do Obama ou do Brasil da UE.

    Para atender as informações necessários, tais escritórios precisam mais computadores com "catadores de informações", e certamente em muitos casos necessitam aumentar o espaço fisco, e assim vem a pergunta quem paga esta conta???

    Apresentei os campos necessários para atualização considerados obrigatórios - conforme o Registro S-2100 - devendo ser disponibilizado o meu sistema com estes eventos a partir do 10/06/2013.

    Dois escritórios cada um com aproximadamente 500 registros de empregados ativos - uma média bastante realistico para interior - deverão completar estes dados, por acharem bastante interessante estes informações, portanto humanamente será impossível de completaram tais informações até final do ano por não terem acesso e disponibilidade a estes informações com o nível de detalhe exigido.

    Pois bem, a tarefa seria esta, se não conseguir as informações para os ativos, para as próximos admissões possivelmente grande parte solicitada será disponibilizada.

    Vou postar um comentário que postei em outra discussão hoje:

    Excelente matéria - referenciando o segundo momento - o melhor o dia "D", o"day after":

    O dia "B" antecederá fatalmente antes do dia "D". O dia "B" corresponde a um buraco negro que os projetistas da EFD SOCIAL não tiveram capacidade de assimilar:

    O dia "B" é o exato dia- do Brasil do Brasil - diferentemente do Brasil do Obama, da Merkel, etc:

    Basta analisar o leiaute do registro S-2100, percebemos a grandeza do nosso brasil - onde até Jorge Campos respondeu um post recomendando de desconsiderar tal documento..

    Pois bem, o S-2100 é documento publicado.

    Veremos um fato típico brasileiro: O empregador acha seu empregado passa no escritório informa o nome, data nascimento e alguns dados adicionais, entrega a CTPS informa o salário e se foi.

    O contador pergunta: Endereço, telefone, Endereço, ASO, etc.

    Resposta do empresário: Vocé ajeita ai, endereço, telefone vc informa da contabilidade - e pronto.

    Assim encontramos centenas de empregados "ajeitados" no mesmo endereço do escritório de contabilidade.

    O primeiro passo seria a "carga inicial" - será belo com estes dados perfeitos.

    O BRASIL DO BRASIL É ASSIM!!

    Layout S-2100 de 2013-04-12 - SpedNet - Solução Fiscal Completa
    Consultoria SPED Fiscal, EFD Pis/Cofins e EFD Social - integrado com banco de dados NCM contendo 23000 itens codificados conforme tabelas da RFB. Imp…
This reply was deleted.