SPED abre oportunidades para indústria

por Felipe Dreher | InformationWeek Brasil

06/04/2009 Integradores de sistemas, consultorias e fabricantes de software estruturam oferta de olho no mercado

 

Um universo inicial composto por 50 mil empresas desperta o interesse de uma centena de consultorias e fornecedores de soluções. O advento da nota fiscal eletrônica (NF-e) nos últimos meses fez com que muitos fornecedores de tecnologia arregalassem os olhos enxergando ali um tremendo mercado potencial. Agora que o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) entra com tudo nas rotinas de projetos das companhias nacionais, os provedores de solução ajustam o discurso comercial para aproveitar a nova onda e abocanhar uma fatia desta oportunidade que nasce.

Não existe uma dimensão exata do quanto as novas obrigações tributárias movimentarão dentro dos orçamentos de TI nesse primeiro momento. Mas, se pegarmos como base os investimentos divulgados nos projetos conduzidos pelas empresas (leia a reportagem Empresas revelam como se adaptam ao Sped) que tocam projetos para ajustarem-se às conformidades exigidas, chega-se a volumes consideráveis, tocando algumas centenas de milhares de reais.

Para aproveitar toda a potencialidade desse mercado, a CPM Braxis uniu-se à consultoria fiscal e tributária IOB e traçou a meta de conquistar 30 clientes até o fim de 2009. O acordo prevê que cada uma das partes contribua com sua expertise na geração de negócios. "A CPM não é uma empresa fiscal e a IOB não é uma empresa de software", conceitua Ulisses Souza, gerente de soluções da integradora de TI. Para tanto, montaram a oferta de uma solução que reduz as chances de envio de arquivo com informações incorretas ao Fisco.

Pelas expectativas do executivo, cada projeto injetaria cerca de R$ 300 mil nas contas das parceiras, gerando, ao fim do ano, nada menos do que R$ 9 milhões nos cofres das aliadas. O esforço pretende aproveitar ao máximo o momento de corrida à regulamentação. "Sped virará commodity", ressalta.

Assim como seus concorrentes, a Sonda Procwork formatou uma oferta de produtos que diminuem a possibilidade de envio de arquivos errados ao governo. O processo envolveu 200 profissionais na configuração dos sistemas de Sped. São extratores e validadores que checam a integridade dos dados dentro das exigências do fisco. José Ruy Antunes, vice-presidente de vendas da integradora, acredita que, à medida que a regulamentação estiver estabelecida e rodando como rotina, será possível oferecer a solução de Sped "como serviço" aos clientes. "A empresa terceirizaria o processamento, a parte burocrática", vislumbra.

Aquecimento

"Como era previsto, muitos projetos ficaram para última hora", sentencia Antunes. "Temos mais de 250 negócios e cerca de 150 clientes usando o produto", contabiliza o executivo, listando empresas como Petrobrás e Gerdau entre os usuários da tecnologia desenvolvida pela integradora. O VP trabalha com a expectativa de dobrar a base de usuários de sua solução de Sped ao longo de 2009. "Os sistemas para área fiscal como um todo representam algo em torno de 15% da nossa receita", dimensiona.

O aquecimento de mercado também foi sentido pela Stefanini IT Solutions. Até abril de 2008, a integradora que trabalha a base de clientes SAP e Oracle tocava de dois a três projetos simultaneamente, mas, em setembro último, viu o mercado acordar com uma explosão de novos contratos.

Norival Reis, diretor de soluções da empresa, acredita que o ritmo será ainda mais intenso em 2009, justamente porque muitos sistemas corporativos não ainda não estão adaptados para gerar as informações solicitadas pelo Fisco. O executivo possui propostas para solução de Sped em discussão com 40 possíveis clientes, com expectativa de conversão de 80%.

Há dois anos que a regulamentação é encarada como oportunidade pela integradora. Tal importância conferida à compliance culminou com a reestruturação na sua área de consultoria. "Sabia que enfrentaríamos um período de alta demanda, quando necessitaríamos competências", reforça Reis. Com isso, a Stefanini contratou profissionais com bagagem nos aspectos fiscais e tributários e buscou parceria tecnológica com a especialista Mastersaf como forma de sustentar a estratégia.

Pacotes de atualização

As fabricantes de sistema de gestão empresarial trabalham o Sped com o mesmo interesse das integradoras de sistemas. "Os fornecedores de ERPs se depararam com exigências bastante complexas, que não vinham sendo geradas pelo sistema", comenta Edélcio Sambrano, responsável pela unidade de comércio e serviços da Benner Sistemas, em referência aos muitos detalhes que agora entram em foco e não estavam contemplados na raiz dos softwares.

A fabricante construiu rotinas operacionais do novo processo dentro das características exigidas pela Receita em sua solução, o que consumiu um ano de pesquisa e desenvolvimento. Isto deu origem a uma nova versão da ferramenta da companhia que já contempla os novos campos. 

A alemã SAP vem deixando disponíveis atualizações periódicas aos usuários de sua solução. "Nosso grupo de usuários trouxe o tema para reuniões em julho de 2005", recorda Bruno Ogusuko, gerente de localização e desenvolvimento da fabricante, citando a data como o marco zero da regulamentação na companhia. Três brasileiros trabalham na tropicalização dos sistemas dentro dos preceitos da legislação tributária. Mas a equipe SAP focada em compliance soma 20 profissionais do Brasil, Alemanha, Portugal e Índia. A proximidade e a colaboração dos clientes ajudaram a dimensionar os gargalos e a testar as evoluções. "Se a empresa tiver os processos redondos, é bem possível rodar o Sped só no SAP", acredita o gerente.

De toda forma, a realidade mostra que são poucas as companhias dentro deste perfil. O potencial criado a partir da validação dos dados extraídos desperta o interesse da SAP. "Olhando a oportunidade deste mercado que se abre, sabemos que há espaço para um produto integrado ao ERP, similar ao que outros fornecedores estão provendo", antecipa Ogusuko. Sem entrar em detalhes, o gerente aponta que tal sistema já está desenhado e correm negociações para que uma solução neste sentido  seja lançada até a metade do ano.

Wilson de Godoy Soares Júnior, vice-presidente de desenvolvimento e gestão de software da Totvs, garante que a ferramenta desenvolvida pela companhia para o Sped traz funcionalidades de extração de dados e adequação às exigências da lei, além de gerenciar as transmissões e impressões dos documentos.

O módulo desenvolvido pela fabricante brasileira possui interfaces com ERPs de outras marcas, ampliando o mercado-alvo potencial e atacando a base da concorrência. "O trabalho anda desde outubro de 2007, com 20 profissionais envolvidos", pontua o executivo. Basicamente, o modelo de comercialização vincula-se ao contrato que cada cliente mantém com a provedora. Alguns acordos dentro da base prevêem atualização do ERP já com a funcionalidade, enquanto outros contratam o serviço à parte.

Leia mais:

Especial sobre Sped

 

http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=56242

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas