Pesquisa define o perfil do profissional da contabilidade

Por meio de uma pesquisa realizada nos anos de 2012 e 2013, pelos professores Ricardo Lopes Cardoso (Fundação Getúlio Vargas, FGV-RJ) e André Carlos Busanelli de Aquino (Universidade de São Paulo, USP-Ribeirão Preto), foi constituído um perfil dos profissionais que compõem a profissão contábil no Brasil. O trabalho contou com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A pesquisa faz comparativo com os dados gerados por levantamento anterior, realizado nos anos de 2008 e 2009.

No trabalho recente, a amostra de respondentes representa 2,5% do total de profissionais da área registrados no Sistema CFC/CRCs – sendo 3,1% dos contadores e 1,7% dos técnicos. De acordo com os autores da pesquisa, essa amostra é representativa para um estudo exploratório.

Conforme os resultados obtidos, os profissionais têm, em média, 40 anos de idade. Em comparação com a pesquisa de 2008/2009, observou-se um rejuvenescimento da classe. “Naquela edição do Perfil, 48,5% dos respondentes tinha menos de 40 anos de idade; na presente edição, 78,1% dos respondentes declararam ter menos de 40 anos”, afirmam os autores. Em relação ao tempo de exercício da contabilidade, os profissionais que responderam têm, em média, mais de 15 anos de experiência.

Quanto às dificuldades enfrentadas pelos profissionais em seu trabalho, parcela significativa (75%) concordou que as principais são: falta de valorização pela sociedade, constantes mudanças na legislação e burocracia dos órgãos públicos.

A pesquisa traz ainda uma série de dados sobre a caracterização dos profissionais; sobre o conhecimento, uso e avaliação do Sistema CFC/CRCs; e, entre outros aspectos, sobre a característica política dos contadores e técnicos em contabilidade.

 

http://www.portalcfc.org.br/noticia.php?new=12399

 

Para conhecer a pesquisa completa, acesse http://pt.slideshare.net/joseadrianopinto/pesquisa-define-o-perfil-do-profissional-da-contabilidade

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas