O Conselho Federal de Contabilidade recebeu, nesta quarta-feira (29), em sua sede, mais uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado para debater melhorias e alterações para o Sped, o Sistema Público de Escrituração Digital. O sistema vai simplificar uma série de processos e transformar documentos físicos em arquivos digitais, além de adequar o Sped ao Imposto de Renda.

Segundo Paulo Roberto da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho (GT), o objetivo desta reunião foi apresentar aos contadores as novas alterações e melhorias do Sistema Público, sobretudo na chamada Escrituração Contábil Fiscal (ECF). “Esse sistema trabalha com a escrituração contábil da empresa e ajustes do Imposto de Renda, simplificando uma série de processos”, disse.

Ele lembra que a declaração de renda das empresas passará a ser enviada via Sped, de acordo com a Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.353, publicada em 2013. “Hoje, o Imposto de Renda é feito por meio da importação de dados de um sistema que a Receita Federal chama de Fcont (Controle Fiscal Contábil de Transição), que são ajustes que algumas empresas fazem, além de um livro em papel, chamado de Lalur (Livro de Apuração do Lucro Real). Isso vai evoluir para um sistema único, eletrônico, que trabalha diretamente com a escrituração contábil das empresas (ECD)”, explica.

Para o coordenador, reuniões de grupos de trabalho com a participação da classe contábil e outras entidades fazem diferença porque estes profissionais trabalham diretamente com o manuseio, o envio e o atendimento de todas as obrigações acessórias exigidas pelo poder público. Neste sentido, os profissionais contábeis são decisivos no desenvolvimento desse projeto.

Além de Paulo Roberto da Silva, o GT Sped é formado pelos membros Tatiane Beilfuss Zastrow, Homero Rutkowski, Leuridia Aleixo da Silva e pelo conselheiro do CFC Osvaldo Rodrigues da Cruz. Participam da reunião membros da Receita Federal, Fenacon, profissionais da contabilidade de empresas privadas, entre outros.

Fonte: CFC

http://www.mauronegruni.com.br/2015/04/30/no-cfc-grupo-de-trabalho-debate-melhorias-e-alteracoes-para-o-sped/?utm_source=Blog+do+Mauro+Negruni&utm_campaign=d6e17ada5c-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_2246abd46a-d6e17ada5c-72026965

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas