"Na última sexta-feira, 23, os profissionais da contabilidade lotaram o Auditório Luzia Guimarães, no Conselho Regional de Contabilidade – CRCMT para assistir a palestra do superintendente de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso - Sefaz/MT, José de Carvalho Mazini, sobre o novo sistema de Conta Corrente Fiscal.

De acordo com Mazini, o sistema Conta Corrente Fiscal 3.0 começa a operar a partir desta segunda-feira, 26, e estará à disposição dos contribuintes e contabilistas no site da SEFAZ. Ele explica que o sistema usado até então apresentava alguns problemas de ordem técnica, o que prejudicava de certa maneira o relacionamento entre os profissionais e a Secretaria de Fazenda do Estado. “Nesta nova versão do Conta Corrente Fiscal, as dificuldades foram sanadas para facilitar o trabalho dos contabilistas e da SEFAZ”, comenta.

O superintendente citou alguns exemplos de melhorias do sistema. “O contribuinte poderá pagar diversos débitos usando uma só guia. Isso significa uma redução de custo, porque a cada guia emitida, é cobrado um valor. Com o novo Conta Corrente Fiscal, ele pode marcar diversas guias e recolher por um único Documento de Arrecadação (DAR). Outra vantagem é a possibilidade de se pagar o DAR de forma parcial. Se ele não tiver todo o valor da guia do imposto integral, ele pode gerar uma guia parcial para recolhê-la. Isso evita os encargos sobre o residual”, revela. Mazini comenta que as várias melhorias do sistema vão gerar a redução de gastos do contribuinte e facilitar o seu uso, inclusive reduzindo os processos junto à SEFAZ.

O presidente do CRCMT, Ivan Echeverria, ficou bastante satisfeito com o resultado da palestra. “A presença em massa dos profissionais da contabilidade ao evento nos mostra o quanto é importante este intercâmbio entre o CRCMT e a SEFAZ, para que os contabilistas estejam sempre a par das novas normativas, para facilitar o trabalho e manter um bom relacionamento junto à Secretaria”. A empresária contábil e Conselheira do CRCMT, Milva Alessandra Cavalheiro, também achou a iniciativa da palestra muito importante. “Todo o trabalho dos contabilistas ocorre em função do Conta Corrente Fiscal. As mudanças vão ser muito benéficas, pois o uso do sistema ficará mais fácil, o que agilizará nossas atividades”, finaliza.

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=407789

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas