Pessoal, segue primeira matéria que apresenta parte dos resultados da pesquisa que realizamos (comunidades virtuais JAP's, SPED Brasil, SPED/NF-e Google Group e Spedito) e que teve a minha contribuição. A íntegra da nossa pesquisa deve ser publicada até semana que vem.

 

A aquisição da Mastersaf pela Thomson Reuters, dos Estados Unidos, divulgada na terça-feira, 17, pelo portal TIInside Gestão Fiscal, sinaliza a tendência de concentração do mercado nacional de soluções de software fiscais nos próximos anos.

A avaliação é do professor Roberto Dias Duarte, diretor acadêmico da Escola de Negócios Contábeis (ENC), para quem aquisições e fusões contribuirão para o fortalecimento do setor, que ainda está bastante pulverizado, com mais de 200 empresas atuantes.

Nesse sentido, diz o professor, o mercado brasileiro de soluções fiscais segue o mesmo caminho do setor de software de gestão empresarial (ERP), impulsionado pela mesma motivação: aprimoramento da estrutura de atendimento e investimento no desenvolvimento de novos produtos.

“Um impulso significativo para toda essa movimentação reside no fato de as companhias brasileiras estarem começando a lidar com ferramentas como o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o que torna os investimentos em tecnologia uma questão de sobrevivência”, argumenta o professor.
Constatações como essas foram corroboradas por uma pesquisa inédita sobre o perfil dos usuários brasileiros neste campo, realizada em conjunto pelas comunidades virtuais JAP's, SPED Brasil, SPED/NF-e Google Group e o blog Spedito, mantido por Duarte.

Durante o período de um mês, especialistas coletaram informações em aproximadamente 1.500 questionários respondidos dentro de um universo que, em conjunto, reúne cerca de 50 mil seguidores.

Os responsáveis pelo estudo levantaram, por exemplo, que mesmo considerando complexa a geração das obrigações acessórias, incluído neste contexto o SPED, 40% das empresas utilizam sistemas internos ou o próprio ERP para o atendimento de rotinas como a emissão da NF-e (ver tabela abaixo).

Outras 37%, por sua vez, disseram fazer isto por meio de algumas das principais soluções fiscais disponíveis hoje no mercado, enquanto quase 23% apresentaram respostas distintas, confirmando, com isso, haver mesmo uma grande diversidade na área.

Esse quadro, no entanto, tende a mudar e a diminuição na quantidade de fornecedores, tendência confirmada pela aquisição da Mastersaf pela Thomson Reuters, pode ser vista de forma positiva, “pois deve incrementar a profissionalização e abrir a possibilidade, de exportações neste campo”, acrescenta o professor Duarte.

Na opinião de José Adriano, especialista na área que também participou da pesquisa, a incorporação da Mastersaf pela Thomson Reuters confirma uma outra vertente. “A necessidade de o mercado brasileiro agregar mais conteúdo contábil e tributário às soluções fiscais, tornando-as ainda mais competitivas”, conclui.


Tabela:
Soluções fiscais usadas pelas empresas:
O próprio ERP ou sistema interno 40%
Mastermaq 12%
Ainda em definição 8%
Mastersaf 7%
PW.SATI (Sonda Software) 3%
Synchro 3%
Alterdata 1%
Lumen (Mastersaf) l%
Domínio Sistemas 1%
Fortes Informática 1%
Outros 23%

 

quarta-feira, 18 de maio de 2011, 17h27

 

http://www.tiinside.com.br/18/05/2011/mercado-brasileiro-caminha-para-concentracao-de-fornecedores-diz-especialista/gf/224785/news.aspx

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas