Simplificar o cumprimento das obrigações tributárias, reduzindo os custos e o tempo empreendido pelas empresas brasileiras nesta atividade, fará com que a economia do País seja mais competitiva a nível mundial. Sob esta premissa, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, participou no dia 3 de junho de uma reunião com representantes de escritórios de advocacia e de consultorias em São Paulo. O objetivo foi mostrar os avanços de simplificação tributária para os participantes, que, em 2015, responderam a uma pesquisa do Banco Mundial para o relatório Doing Business, apontando gargalos.

“O ambiente de negócios para nós é muito importante. A Administração Tributária tem a obrigação de tornar fácil o cumprimento da obrigação tributária. É nesse ponto que devemos atuar”, disse o secretário Rachid, que informou aos participantes que a melhoria do ambiente de negócios foi incluída no novo mapa estratégico da Receita Federal, demonstrando a importância do tema para a instituição.

Também participaram da reunião o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo; o representante da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, Osvaldo de Carvalho; e o secretário municipal de Finanças de São Paulo, Rogério Ceron de Oliveira.

Durante o evento, foi apresentada e debatida a percepção do ambiente de negócios para os temas abertura de empresas, comércio exterior e pagamento de impostos.

Além do debate sobre os critérios utilizados na medição dos indicadores, foram apresentados os projetos estratégicos que buscam resultados imediatos para a simplificação e a racionalização do cumprimento das obrigações. Entre esses projetos estão a implantação da Redesim nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, os avanços do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e as facilidades implementadas para as operações de comércio exterior.

“A cooperação é muito forte entre as três esferas da Administração Tributária, mas estamos avançando também com o setor privado. O propósito é colocar um ambiente saudável para uma concorrência leal. Nós vamos lutar por um sistema tributário justo”, finalizou o secretário Jorge Rachid.

 

fonte: REVISTA FATO GERADOR - RFB 11ª EDIÇÃO

 

ÍNTEGRA DA REVISTA FATO GERADOR - 11ª EDIÇÃO: http://www.slideshare.net/joseadrianopinto/rfb-revista-fato-gerador-11a-edio

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas