Integrante temporária do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Meiga Sack Rodrigues, foi exonerada por fazer parte do esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal. Além de Meiga, outros seis conselheiros foram dispensados pelo Ministério da Fazenda. A Operação Zelotes trata do esquema ilegal que anulava ou reduzia multas aplicadas pela Receita Federal a empresas.

Meiga era representante dos contribuintes na Carf. O pai dela, Edison Pereira Rodrigues, foi apontado pela Polícia como um dos mentores do esquema. Ela presidia o 1.º Conselho de Contribuintes, e por isso as empresas a procuravam com o pedido de anular ou reduzir as autuações da Receita. Meiga tinha a ajuda de servidores, outros conselheiros e de ex-conselheiros.

Foi confirmado rombo de R$ 6 bilhões aos cofres públicos, até agora. Mas, o prejuízo causado por este esquema deve chegar a R$ 19 bilhões, de acordo com a PF. Isso motivou o Ministério da Fazenda a abrir uma consulta pública para mudar o regimento interno do Carf. O objetivo é melhorar a gestão do Conselho e ampliar a transparência e o controle.

Outras dispensas
As exonerações foram publicadadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 29 de abril. Nele também constam as dispensas de Valmir Sandri e Moisés Giacomelli Nunes da Silva, conselheiros com a mesma função de Meiga; Marcelo Oliveira da presidência da Terceira Câmara da Segunda Seção de Julgamento do órgão; Maria da Conceição Arnaldo Jacó, José Valdemir da Silva e Arthur José André Neto – todos a pedido.

Fonte: CNM

http://www.mauronegruni.com.br/2015/04/30/governo-exonera-conselheiros-envolvidos-no-caso-de-corrupcao-na-receita-federal/?utm_source=Blog+do+Mauro+Negruni&utm_campaign=d6e17ada5c-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_2246abd46a-d6e17ada5c-72026965

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas