Gestão de RH e Compliance Empresarial

Por Por Alexandre Tarciso Tavares

A complexidade e a multiplicação das questões trabalhistas, frente ao cenário empresarial, tornam evidente a necessidade de gerir a área de recursos humanos de forma estratégica e eficiente.

Hoje, nota-se maior vigilância e clara tendência de adoção de práticas corporativas pautadas na ética, na observância da legislação trabalhista e principalmente de melhoria no processo de gestão de pessoas.

Boa parte dos conflitos nasce do desconhecimento, de falhas na aplicação da lei, de problemas de relacionamentos e da inabilidade no trato de subordinados, gerando litígios e indenizações por danos morais. Também surgem dúvidas sobre como aplicar justa causa por ato corrupto de empregado. A LAC nº 12.846/2013 estabelece detalhes para prevenção de atos de fraude, mas a empresa pode ser responsabilizada mesmo sem ter conhecimento do ato.

É imprescindível uma forte política de ética nas relações de trabalho e cumprimento da legislação. Um programa eficaz de Compliance Empresarial, aperfilhado às melhores práticas de gestão de pessoas, eleva a satisfação e a confiança do empregado. Contudo, a mera existência de um código de conduta ética não garante o sucesso efetivo do programa de Compliance Empresarial.

É indispensável que o CEO esteja envolvido e que o gestor interno tenha linha direta para desenvolver essa cultura, revisando e acompanhando a coerência entre as disposições do código e as práticas adotadas.

Havendo conduta incompatível, é imprescindível que seja feita apuração dos fatos com cuidado, evitando-se injustiças. Entretanto, comprovada a procedência da denúncia, as providências devem ser adotadas imediatamente sem a exposição dos envolvidos, mas dando publicidade da ocorrência e das punições. Sendo transparente, a empresa garante a confiança dos empregados e a credibilidade.

Fonte: Jornal do Comércio – RS

http://www.mauronegruni.com.br/2014/10/06/gestao-de-rh-e-compliance-empresarial/?utm_source=Blog+do+Mauro+Negruni&utm_campaign=ebfce06f54-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_2246abd46a-ebfce06f54-72026965

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas