EFD Social - Novos prazos - CISPED

Pessoal,

 

 

O coordenador da EFD SOCIAL, em sua primeira palestra pública sobre o tema, anunciou os novos prazos.

 

PUBLICAÇÃO DO LEIAUTE - DEZEMBRO/2012

 

DISPONIBILIZAÇÃO DO PVA/PGD - JUNHO/2013

 

OBRIGATORIEDADE - JULHO/2013

 

 

Outra novidade anunciada é a adesão da CAIXA ECONOMICA FEDERAL ao projeto. Com isso sobe para 9 obrigações previstas para eliminação no primeiro momento(CAGED, GEFIP, DIRF FOLHA, DIRF TERCEIROS, RAIS, LIVRO EMPREGADOS, GPS, FOLHA DE PAGAMENTO, MANAD).

 

 

Abraços

 

http://www.spedbrasil.net/forum/topics/efd-social-novidades-da-1a-cisped

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • EFD SOCIAL É O MAIOR PROJETO DA RECEITA FEDERAL EM 2013

    Um projeto único que atende as necessidades da Receita Federal do Brasil, Ministério do Trabalho (MTE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal (CEF) e Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), bem como a Justiça do Trabalho, está previsto para vigorar em julho de 2013.

    A sócia da Taf Consultoria Empresarial Tânia Gurgel, palestrante no Cisped, explica que o EFD Social é um dos maiores programas da RFB por envolver todos os tipos de empresas, incluindo as do Simples e a do Microempreendedor Individual (MEI). “Ele vai controlar todas as obrigações em um cenário muito complexo”, diz, ao ressaltar que até mesmo as donas de casa que possuem empregada doméstica ou uma babá deverão se utilizar do sistema. A consultora acredita que poderá ocasionar um “atropelo” para a adaptação e conhecimento de um programa que envolve tantas áreas.

    Além disso, de acordo com a especialista, o período de implantação, previsto para julho de 2013 é o pior momento para os contadores, tendo em vista todas as obrigações acessórias que se acumulam no primeiro semestre do ano. “É pouco tempo para um projeto tão grande”, enfatiza. Tânia também está preocupada com a assinatura dos processos. “No EFD Social Folha de Pagamento, muitas informações vão sintetizadas, pois são sigilosas. Pode um contador assinar algo em que ele não teve acesso a sua concepção?”, questiona. “Não estou contra o sistema, pelo contrário”, reforça. Tânia sugere um escalonamento para a implantação e um treinamento mais abrangente, pois existem muitas especificidades que não são simples de adotar e aprender tão rapidamente.

    Calendário da EFD Social

    • Dezembro de 2012: Publicação do layout
    • Junho de 2013: Disponibilização do PVA/PGD (PVA – Programa Validador e Assinador  e PGD – Programa Gerador de Documentos)
    • Julho de 2013: Obrigatoriedade

    Obs.: A Caixa Econômica Federal também aderiu ao programa recentemente. Dessa forma, serão nove obrigações previstas para serem eliminadas: Caged, Gefip, Dirf, folha, Dirf terceiros, Rais, livro de empregados, GPS, folha de pagamento, Manad.

    Fonte: Jornal do Comércio



    RADInfo :: EFD Social é o maior projeto da Receita Federal em 2013 - RADInfo -... http://home.radinfo.com.br/efd-social-e-o-maior-projeto-da-receita-...

  • EFD Social.

    Além do Ministério do Trabalho e do INSS, estava faltando a Caixa Econômica Federal entrar no projeto, e isso ocorreu este ano.

    Ainda é um projeto. O desenvolvimento dentro da Receita Federal (SERPRO) ainda não iniciou. É possível que inicie em 2012.

    O cronograma da Receita Federal prevê a publicação da Instrução Normativa com leiaute e instituição da obrigação para Dezembro/2012.

    A liberação do programa gerador deverá ocorrer até Junho/2013, e será exigível a partir de Julho/2013 com entrega prevista para o dia 7 do mês de Agosto/2013.

    A intenção é eliminar 9 obrigações acessórias.

    http://www.joseadriano.com.br/profiles/blogs/cisped-1a-conferencia-...

This reply was deleted.