Por Djan Moreno

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) apresentou nesta terça-feira (15) detalhes de sua proposta de reforma tributária durante palestra na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara (CFT). O tucano é relator da comissão especial que trata das propostas de reengenharia do sistema tributário. A exposição foi bem recebida pelos parlamentares que acompanharam a exposição no colegiado. 

MAIS PROSPERIDADE

“Os principais objetivos são fazer o país crescer e prosperar, gerar os empregos que precisamos e viabilizar a nossa economia e, consequentemente, o Estado brasileiro”, explicou o tucano. Umas das inovações da proposta é zerar os impostos sobre remédios e alimentos. A medida, de acordo com o relator, aliviará os trabalhadores e até mesmo e Estado, que é o maior consumidor de medicamentos por meio do SUS. 

Após rodar o Brasil com palestras sobre a reengenharia tributária que fará justiça social, Hauly vai focar o trabalho no Congresso e pretende apresentar e discutir as propostas com cada partido e comissão da Câmara que assim queira fazer. O parlamentar também está em contato com as diferentes áreas do governo federal e afirma que a proposta vem encontrando simpatia em todas elas.

Economista e titular da CFT, a deputada Yeda Crusius (RS) elogiou o trabalho do correligionário. Segundo ela, a reforma acarretará em benefícios imensuráveis. “A recuperação da economia brasileira depende desta reforma. É um caminho inevitável”, avaliou. Questionado pela tucana sobre os maiores beneficiários da proposta, o deputado garantiu que serão os trabalhadores.

De acordo com o relator, nos últimos 30 anos só houve aumento de problemas no sistema tributário, que acabou “virando um Frankenstein”, pois “mata” as empresas e os mais pobres, ao onerar o poder de consumo dos trabalhadores. “Por isso, precisamos eliminar impostos nocivos que estão prejudicando o desempenho das empresas e impedindo as pessoas de consumir”, explicou.

Em substituição, o deputado propõe que se adote o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), a exemplo de países europeus e do Canadá, e  um imposto seletivo, com manutenção do Imposto de Renda. As contribuições patrimoniais e a Previdência são mantidas à parte.

O deputado Giuseppe Vecci (GO) também ressaltou o empenho de Hauly. O tucano questionou o posicionamento do governo e dos técnicos da Receita Federal em relação à proposta. Hauly relatou que está em negociação com os ministros da área econômica e com a Receita. Só com essa última já foram 57 reuniões. “Até o presidente da República tem colocado a reforma agora em seus discursos. Já conversei com o ministro Henrique Meirelles [Fazenda]. Há convergência, mas é uma proposta ampla que exige muito cálculo e muitas discussões”, ponderou.

Por sua vez, o deputado Eduardo Cury (SP) afirmou que o IVA será um propulsor para o crescimento da economia. Apesar disso, demonstrou preocupação com a questão dos apoios à proposta e levantou pontos que, segundo ele, ainda precisam ser definidos, como a alíquota do IVA. O parlamentar paulista acredita que a Receita só dará aval à proposta com garantia total de que a arrecadação será mantida em 35% do PIB. Hauly destacou que as conversas estão em curso e que a alíquota do IVA ainda será definida, mas há uma possibilidade de que seja de 28%.

O ex-deputado e ex-prefeito de Sorocaba Antonio Carlos Pannunzio esteve presente a audiência e destacou a aplicação de Hauly na elaboração da matéria e a busca permanente pelo diálogo e conhecimento, além da eliminação de “preconceitos”. Segundo ele, isso tem dado condições para o avanço da proposta.

Na próxima semana um texto preliminar da reforma será colocado em consulta pública no site da Câmara. 

http://www.psdbnacamara.com.br/wordpress/?p=175115

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas