Por Phillemon Telêmaco da Graça

Após alguns anos de experiência profissional transitando pelas áreas da contabilidade, controladoria & finanças, entre algumas trocas de empregos e até mesmo fazendo “network” com profissionais e acadêmicos da nossa área, um assunto que sempre me chama a atenção é o seguinte: Porque os Contadores não são membros dos conselhos fiscais e de administração?

Sempre me surge uma inquietação e acabo perguntando se alguém conhece algum Contador que esteja exercendo um desses cargos. E pasmem, a maioria esmagadora das respostas, é sempre não! Claro, tem um caso ou outro onde os conselheiros são contadores, mas são "agulhas no palheiro".

Até compreendo (porém, não aceito) que esses cargos, finalmente, são indicações de acionistas e investidores, mas diante disso, surgem algumas questões que merecem uma atenção especial dos profissionais da contabilidade, como por exemplo:

  • Qual é a imagem que os executivos, acionistas, investidores e membros de conselhos fiscais e de administração possuem do Contador?
  • Porque não indicar um contador para os conselhos? É uma questão de postura dos Contadores?
  • Os conhecimentos dos Contadores são válidos apenas para fechar o Balanço & DRE?

Questões como estas precisam ser melhores discutidas entre todos, seja no ambiente  acadêmico, através de estudos sobre o perfil dos contadores e demais contribuições, seja no ambiente profissional, onde talvez os Contadores precisam aprender a “vender melhor o seu peixe” e se for o caso, abrir o leque de pensamento para novas oportunidades, que demandam conhecimentos mais abrangentes, como finanças, controladoria, economia, comportamento humano e outros, e também estender essa discussão aos acionistas, investidores e membros de conselhos, para que eles enxerguem nos Contadores uma solução que contribua com o objetivo de ocupar uma vaga em seus conselhos.

Os Contadores são profissionais que conhecem as confusas legislações, as práticas contábeis-fiscais e seus reflexos nas operações das empresas e o ambiente de negócios. Logo, seria correto afirmar que um Contador com esse perfil, pode contribuir significativamente para que os conselhos possam desempenhar suas atividades, que é garantir a maximização do retorno aos acionistas e investidores.

Na minha opinião, os Contadores podem agregar muito valor aos conselhos fiscais e de administração, e tenho a impressão que esse assunto está fora do radar dos Contadores.

Tem muita coisa para ser discutida ainda!

Acho que vale a pena refletir um pouco sobre isso!

 

https://www.linkedin.com/pulse/conselho-fiscal-de-administra%C3%A7%C3%A3o-onde-est%C3%A3o-os-tel%C3%AAmaco-da-gra%C3%A7a

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas