O Brasil deverá adotar, a partir do segundo semestre de 2017, uma norma internacional que obriga contadores e auditores independentes a denunciarem práticas ilícitas de seus clientes.

A norma é chamada de Noclar (non-compliance with laws and regulations, ou “não conformidade com leis e regulações”), está em processo de tradução e, de acordo com Idésio Coelho, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), deve passar a valer por aqui a partir de julho.

Orientações

A nova norma orienta que contadores internos devem notificar seus superiores caso identifiquem qualquer irregularidade ou desvio de leis e regulamentos, como sonegação, lavagem de dinheiro e determinação deliberada para o não pagamento de impostos.

Caso a situação não seja resolvida internamente, esse profissional deverá obrigatoriamente notificar a questão para as autoridades.

Hoje em dia, assim como os advogados, os contadores têm o dever de guardar sigilo profissional dos atos de seus clientes.

Sigilo

Segundo o presidente do Ibracon, existem algumas questões que ainda estão sendo discutidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Entre elas, se a denúncia feita por contadores será anônima e se esse profissional deverá pedir demissão caso a empresa não tome nenhuma providência.

http://blogskill.com.br/cliente-pode-ter-irregularidades-denunciadas-ao-fisco-por-contador-contabilidade-ibracon-impostos-sonegacao-lavagem-de-dinheiro-noclar-norma-internacional-corrupcao-auditores-independentes-cfc/#.WJvCV1UrLIU

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • Olha nestes anos todos atuando em empresas e por conta própria, nunca vi tamanha, bagunça tributária, aqui no Brasil, para primeiro se exigir dos contadores esta conduta, o nosso caótico sistema tributário, deverá passar por uma REFORMA PROFUNDA, que fará parte de uma REFORMA ESTRUTURAL DO PAÍS, não tenha dúvidas disso, essa reforma de final de ANO, anunciada pelo TEMER, se este continuar no governo, não pode ser mais um REMENDO, não dá mais para fazer isso, esgotou-se. Eu quero saber o que faz o nosso CFC, que não age, eu sei que para alguns está bom, só pensam em si e não na classe como um todo, espalhados por este Brasil afora, QUEREMOS FAZER A CONTABILIDADE e não ficarmos atendendendo aos FISCOS, gastando 60% do nosso tempo e ainda tendo um custo absurdo para atender as necessidades das RECEITAS, FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS. O NOSSO CAÓTICO SISTEMA TRIBUTÁRIO, só foi INFORMATIZADO, se tornou DIGITAL, mais esqueceram de modernizar as administrações Estaduais e Municipais, tem muita COISA PARA SER FEITA NESTE BRASIL. Nós CONTADORES temos que nos LEVANTAR e começar a EXIGIR, também e para de aceitar tudo que vem de cima, tah na hora.

This reply was deleted.