2016 O ano da produção! - Chão de Fábrica!

Caros amigos,
Agora que a maioria dos softwares e empresas já se familiarizaram e conseguem gerar as informações da EFD ICMS IPI somos agraciados pela Receita Federal e Secretarias de Fazenda de todo o Brasil com a obrigatoriedade de apresentação das informações do Livro de Registro de Controle da Produção e Estoque dentro do mesmo arquivo eletrônico do sped fiscal conhecido por muitos como: bloco K. Mesmo com o tempo tão escaço e com tanta novidade a implementar, muitas empresas ainda nem sabem se serão ou não obrigadas a essa nova forma de escrituração já no início do ano que vem. Já estamos praticamente no mês de abril, restando apenas pouco mais de 9 meses para o início da montagem e entrega das informações. O fato é que com o advento do AJUSTE SINIEF 17/2014 houve a prorrogação definitiva dessa entrega que antes era para acontecer no início de 2015 e que passou para 2016. Então, o que a maioria das empresas fizeram? Claro, prorrogaram os trabalhos que já haviam iniciado para implementar o novo livro no sped fiscal. Sabe-se lá para quando! Nesse mesmo Ajuste SINIEF ficou definido que os industriais, o equiparado a industrial e os atacadistas, além de outros contribuintes poderão ser enquadrados nessa obrigatoriedade a critério do fisco, tendo que efetuar a entrega desse livro.
Há muito a ser feito, por exemplo: mudança de conceitos. Talvez seja o maior desafio para a implementação desse livro. Se você ainda não domina os conceitos dos itens abaixo, isso indica que os seus trabalhos estão atrasados:
Produto em Processo – Produto Intermediário – Produção Acabada.
Qual seria a diferença entre os três itens? Cuidado! Talvez o seu conceito não seja o mesmo que o fisco determina e geralmente não é!
Quais são os departamentos que sofrerão impacto com essa nova informação no sped fiscal?
Tente responder a essa questão: Qual é o registro do bloco K que deveremos indicar uma remessa para industrialização de matéria-prima se as mesmas não retornarem no mesmo mês?
Essas e demais informações fazem parte do curso prático em computador que ministro em todo o Brasil sobre o bloco K!
Saudações,
Professor Elielton Souza
elielton@digitalconsult.eti.br

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas